quinta-feira, 4 de abril de 2013

Brincando com a Matemática na Informática Educativa

Figuras Geométricas na Lousa Interativa

As aulas podem ser encontradas para fazer download no site da Promothean. 




Os alunos foram estimulados com a aula na lousa interativa sobre Formas Geométricas e logo após participaram de uma atividade lúdica em grupos com as formas geométricas TANGRAM.
Aqui vai uma dica de um site hiper estimulante de jogos on line com Lógica, Raciocínio  Quiz  Entretenimento, Educação, etc..








Origem do tangram


O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Existem várias lendas sobre sua origem.

Uma delas conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, o qual se quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, com os cacos do espelho ele poderia dar origem a várias formas conhecidas, como animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, entre outras.

Outra diz que o tangram se originou quando um homem tentava consertar os pedaços quebrados de um azulejo de porcelana. Independentemente de qual seja a verdadeira lenda, o tangram é muito conhecido hoje em dia e também muito gostoso de se brincar.

O objetivo desse jogo é utilizar os sete peças, sem sobreposição, para montar determinada figura.
A referência mais antiga é de um painel em madeira de 1780, de Utamaro, com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Em chinês, o tangram é conhecido como Chi chiao tu, ou "as sete peças inteligentes".

Existe uma enciclopédia do Tangram que foi escrita por uma mulher, na China, há mais de 100 anos, em seis volumes com 1700 problemas de tangram.


Os alunos foram estimulados com a aula na lousa interativa e logo após participaram de uma atividade lúdica em grupos com as formas geométricas TANGRAM.

O jogo é considerado como um preparo da criança para a vida adulta. Brincando, a criança aprende, e aprende de uma forma prazerosa. O ato de brincar constitui-se numa característica universal, independente de épocas ou civilizações. 






".. A atividade lúdica é o 
berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, 
indispensável à Prática Educativa".







0 comentários: